12ª Semana de Arte e Cultura de Barra do Choça retorna em grande estilo

fainor

24-12-2013-09-32-18

Um retorno em grande estilo. Essa é a impressão deixada pela 12ª Semana de Arte e Cultura de Barra do Choça. Após sete anos sem ser realizado, o evento celebrou, entre os dias 19 e 22 de dezembro, a arte e a cultura no palco montado na Quadra Poliesportiva Marilene Gonçalves, no bairro Ouro Verde.

Após três dias de apresentações de teatro, danças, poesias, causos populares, músicas e exposições de arte e fotografia, a noite do dia 22 marcou a grande festa de encerramento. Participaram da cerimônia o prefeito Oberdam Rocha, a secretária de Administração Rejane Barreto, o diretor do Departamento de Cultura Euzébio Oliveira, dentre outras autoridades e membros da Comissão Organizadora.

24-12-2013-09-36-54

Logo no início, se apresentaram os alunos de música do Espaço Cultural João Caranha, confirmando que a arte e a cultura – apesar da ausência da Semana – permaneceram vivas por meio dos cursos oferecidos gratuitamente à população.

Em seguida foi a vez dos alunos de Capoeira do Espaço Cultural se apresentarem. Sob o comando do mestrando China, mostraram força, gingado e agilidade nesta mescla entre dança, esporte e arte marcial herdada dos escravos.

24-12-2013-09-37-42

Depois Cacau Sabiá animou o público com divertidas imitações que garantiram-lhe o prêmio do quadro “Se vira nos trinta” do programa Faustão da Rede Globo. Outro grupo a se apresentar foi o Estúdio EDR, com a mostra temática de dança, englobando diversos estilos, como dança de rua, dança de salão, dança do ventre, zumba, swing baiano e ballet.

24-12-2013-09-39-05

Na cerimônia de encerramento o prefeito Oberdam Rocha destacou a importância do retorno da Semana de Cultura e parabenizou toda a equipe responsável pela organização. O gestor também mencionou a dedicação e força de vontade de todos aqueles que contribuíram para a realização de cada uma das edições da Semana de Cultura ao longo da sua história.

Saulo Laranjeira

Mariana Macêdo, interpretando a canção “Incelença pro Amor Retirante”, de Elomar Figueira, abriu o show de encerramento. O momento mais esperado do evento veio logo em seguida. Com o espetáculo “Assunta Brasil”, Saulo Laranjeira convidou o público a um voo cultural, com seus personagens, que afloram os traços das várias identidades do povo brasileiro.

A entrega dos prêmios aos vencedores das diversas categorias – mais de R$ 12 mil e troféus – celebrou o encerramento oficial da 12ª Semana de Cultura. Desde já deixando saudades e, como o grande sucesso alcançado, terá realização garantida para o ano de 2014. O objetivo principal alcançado em sua plenitude: valorizar as nossas tradições culturais.

Fotos: Rosenilton Barbosa – PMBC
Texto: José Amorim – Ascom PMBC



Sudoeste

Comentário(s)