Opinião: da importância para o artista (Natal da Cidade)

Por Mauricio Sena

Untitled-1A Secretaria de Comunicação de Vitória da Conquista, cuidadosamente, enviou aos órgãos de imprensa todos os pré-requisitos necessários para a emissão de credenciais que valerão para acesso aos artistas que fazem parte da grade do Natal da Cidade. Um procedimento que atende ao que demanda não apenas a mídia, mas, ainda mais, os fãs e interessados em notícias desta natureza. A imprensa, não por acaso, sempre é o caminho comum a todos os que buscam, se não fama, reconhecimento do seu trabalho, seja qual for a área de atuação, especialmente as manifestações culturais. Comedidamente ou atabalhoadamente, os recursos são inúmeros para cinco minutos de fama e quem sabe mais. Então, com carreira consolidada e reconhecidamente astros, a postura, o conceito sobre imprensa muda e esta se torna persona no grata.

Com algumas exceções, o artista se apropria de uma condição superior e ganha habilidade para driblar jornalistas. A César o que é de César. É claro, é óbvio que não estou falando que estou a falar de um mar de profissionais da comunicação exalando boa vontade, textos impecáveis cuja finalidade seja apena a da boa informação, do bom trabalho jornalístico, da entrega noites adentro se dedicando a entrevistar, fotografar, transcrever, editar, publicar, não. Mas de qualquer modo, gostaria de lembrar que profissionais com estas habilidades e características existem e que antes de tudo, são profissionais, não tietes.

O fato é que após a lista de solicitações para emissão do certificado, a Secom, igualmente cuidadosa, enviou a programação e com ela, quem estaria disposto a entrevistas, que dependerão de autorização prévia da produção e/ou assessoria de imprensa pessoal. A disposição dos entrevistados ficou assim: Erasmo Carlos (não concederá entrevista); Nando Reis (não atenderá blogs e sites. A produção ainda está avaliando a possibilidade de emissoras de rádio e TV); Milton Nascimento (a produção do artista ainda está avaliando a possibilidade de atendimento à imprensa); Wanger Tiso e Victor Biglione – a produção dos artistas ainda está avaliando a possibilidade de atendimento à imprensa).

Eu honestamente não sei como rema Nando Reis, visto que justamente se nega a atender os meios de comunicação que mais pautam a grande mídia, que são blogs e sites, e que são os meios pelos quais a população busca as informações todas sobre a festa de fim de ano mais badalada da cidade. Melhor Erasmo Carlos, seco, direto, sem preconceito. Milton Nascimento e Wagner Tiso são tão bons, que fico sem jeito de criticá-los. Mas, tomara que resolvam atender a imprensa, exceto em caso de uma incompatibilidade completa de horário de viagem.

Sim. Eu entendo que não há e nem deve haver obrigatoriedade em atender a imprensa, muito embora entenda que seja também bastante deselegante não atendê-la, simplesmente, por não atendê-la. De qualquer modo, mesmo não tendo procuração de nenhum jornalista para qualquer manifesto, pelos solidários ao texto e aos que compartilham da mesma opinião, agradeço ao Duo Siqueira Lima que atenderá a imprensa no hotel a partir das 19h; a Luiza Possi, que atenderá a imprensa antes do show no camarim e a Nenéu Liberalquino, que atenderá a imprensa no hotel a partir das 19h. Sejam bem vindos e um ótimo show!



Artigos, Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)