Livro sobre as artes de Adilson Santos será lançado em Conquista

ADILSON SANTOS 13

A história singular de um artista que sai da pequena cidade baiana Poções, na época de efervescência da arte mundial, expõe com sucesso até em galerias do exterior, e depois volta a pintar com entusiasmo na região onde nasceu, é contada em detalhes no livro “O EXERCÍCIO LIVRE DA MEMÓRIA – desenhos e pinturas de Adilson Santos”. Com patrocínio da CAIXA Federal, a publicação tem lançamento dia 20 na “Livraria Nobel” (Avenida Otávio Santos), de Vitória da Conquista, às 19 h.

A publicação sobre a arte de Adilson Santos tem edição bilíngüe em português e inglês, em dois volumes, sob curadoria de Irene Soares Santino. A realização é de Renata Rocha, Publisher da produtora ”Brasil Comunicare” e que a foi responsável pelo documentário “O Grito Krajcberg!”, sobre o artista plástico Frans Krajcberg, com participação dos atores Christiane Torloni e Vitor Fasano.

“O EXERCÍCIO LIVRE DA MEMÓRIA – desenhos e pinturas de Adilson Santos” é a trajetória do pintor autodidata que nasceu em Poções, a 440 quilômetros da capital, e fez uma participação bem especial na  “Nova Figuração”, o  movimento que marcou a arte brasileira e mundial a partir dos anos 1960. No livro Irene Santin divide a história do artista em duas fases, com o primeiro período a partir do inicio dos anos 1960.

É a época em que Adilson Santos sai da pequena cidade do sudoeste baiano e faz exposições em centros de destaque do país como a “Galeria Querino”, de Salvador, “A Galeria”, São Paulo, “Galeria Picasso”, de Recife e “Galeria Trevo” do Rio de Janeiro. Além de participar de mostras no exterior, como a “Hannover Messe80”, no “Presdwer Bank” de Hannover, na Alemanha, e “Semaine de lArt Brésilien”, no “Hall Montréal Trust”, de Montreal, no Canadá.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)