39ª rodada, Pó de Arroz Campeão

fainor

Por Ubaldino Figueiredo

Posse-Venerável-CONDEUBA-176-250x30011O campeonato brasileiro da série A foi estendido por mais uma rodada, o FLUMINENSE foi o grande campeão. Depois de estar rebaixado para a série B, de 2014, ex que surge novamente o ‘TAPETÃO’ e dá ao time carioca o tri campeonato da salvação. A CBF usou dois pesos e duas medidas no caso da PORTUGUESA para salvar o FLUMINENSE, uma vez que semelhante erro e violação do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por ter incluído na sua equipe atleta irregular para participar da partida, cometeu o CRUZEIRO, apenas fora multado e não perdeu pontos. Essa não é a primeira vez que os times cariocas são beneficiados e a Portuguesa prejudicada.

Em 2002, o Flamengo escalou o jogador Wendel, irregularmente, por três partidas, uma vez que o atleta tinha contrato com o time carioca e o Ceará, o que afrontava o Artigo 214, e consequentemente, se julgado e condenado, o Flamengo perderia 15 pontos, o que o rebaixaria, mas a CBF passou a mão pela cabeça dos rubros negros e quem foi rebaixada para a série B foi a Portuguesa.

Desta feita, o beneficiado novamente foi o Fluminense e, a Portuguesa rebaixada. Ressalte-se que o “Time pó de Arroz”, recordista em vencer no tapetão, pela terceira vez consegue se safar de disputar a divisão inferior do brasileirão, cujo desempenho remonta 1996, quando ficou em penúltimo lugar na classificação geral, deveria ser rebaixado, mas a CBF alegando problemas com arbitragens que envolvia o ex-presidente da Conaf, cancelou os rebaixamentos de Fluminense e Bragantino.

Nos anos de 1997, o Fluminense foi rebaixado a série B, e em 1998, para a série C da qual foi o campeão, com direito de disputar a série B, em 1999, mas uma nova fórmula o beneficiou, o chamado caso “Sandro Hiroshi, o colocou na série A de 2000.  –  O FLAMENGO também foi punido com a perda de pontos, por ter escalado André Santos, na Copa do Brasil, no jogo contra o ATLÉTICO-PR. A interrogação fica no ar: O Flamengo somente foi punido porque a Portuguesa recebeu a mesma punição? Minha opinião, creio que sim, senão a punição seria a mesma sofrida pelo Cruzeiro. Se fosse o Flamengo que estivesse na  situação da Portuguesa, na eminência do rebaixamento, caso perdesse os pontos, séria enquadrado no Artigo 214 do CBJD? Questões para reflexão.



Artigos, Bahia, Brasil, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)