Segmentos populares de Conquista organizam mobilização em defesa da Constituinte que propõe mudança no sistema político

unnamed

Militantes de diversos movimentos sociais de Vitória da Conquista  e região participaram nesta quinta-feira (12)   de um encontro realizado no auditório da Secretaria do Trabalho em defesa de uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana e de organização do Comitê Conquistense do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A atividade contou com a participação de representantes da Marcha Mundial de Mulheres, Movimento Unificado de Moradores, do Levante Popular da Juventude, DCE da UFBA, Consulta Popular e do Partido dos Trabalhadores.

O grupo promoverá no próximo dia 14 de janeiro uma reunião de estudos e discussão da cartilha  (http://www.cut.org.br/cut-em-acao/98/cartilha-plebiscito-por-um-novo-sistema-politico)  explicativa da Assembleia Constituinte Exclusiva,  e  no dia 21 uma outra reunião de planejamento organizativo do comitê, que deverá ser lançado no início de fevereiro.

Um dos coordenadores do movimento em Vitória da Conquista, o militante social Alexandre Xandó disse  que a construção do Plebiscito Popular abre, em primeiro lugar, uma excelente oportunidade de diálogo com a população. ” O Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político é uma boa possibilidade de aprofundarmos democracia brasileira”, afirmou Alexandre Xandó.

Para o jornalista Renato Luz a reforma política é a mais importante das reformas por ser estrutural nas transformações do país. “Nenhum governo, independente de partido, conseguirá no atual cenário do Estado Burguês, melhorar significativamente a vida dos trabalhadores, sem que antes o país passe por uma profunda mudança no nosso sistema político que permita sobretudo restringir a influência do poder econômico nas eleições”, comentou.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)