Última rodada do Brasileirão: Fecham-se as cortinas

fainor

Por Ubaldino Figueiredo

Posse-Venerável-CONDEUBA-176-250x3001Após trinta e oito rodadas, com muitas surpresas, tristezas e alegrias, fecham-se as cortinas do campeonato brasileiro da serie A. As alegrias ficaram por conta das torcidas de CRUZEIRO que conquistou o título de campeão, por antecipação, com um aproveitamento de 66% e uma margem de vantagem em relação ao segundo colocado de 11 pontos ganhos, o que demonstrou a força da raposa mineira, além de superar o trauma do campeonato do ano passado que quase é rebaixado; GRÊMIO, ATLÉTICO-PR, BOTAFOGO que conquistaram as vagas para a disputa da Libertadores em 2014.

As surpresas ficaram por conta dos rubros negros, o carioca que se superou ao longo da competição, após várias rodadas beirando a ZR, mas deu a volta por cima; o paranaense que conquistou merecidamente, o terceiro lugar, com 64 pontos ganhos, um ponto amenos que o segundo colocado GRÊMIO; o VITÓRIA que ficou em quinta colocação, numa demonstração de organização, superação, e além de tudo vontade de seus dirigentes, jogadores, torcedores de conquistar uma das vagas para a Libertadores, o que escapou por pouco no jogo de ontem contra o ATLÉTICO-MG, mesmo assim, o rubro negro baiano merece todos os elogios da imprensa, da torcida, enfim pelo belíssimo campeonato que fez, o Leão, somando 59 pontos ganhos, aproveitamento de 51%, além disso, pela terceira vez em campeonatos brasileiro da serie A, fica entre os cinco melhores da competição.

 

As decepções foram protagonizadas pelas torcidas de Vasco e Atlético-PR, no jogo de vida ou morte para os vascaínos, em que o time carioca, além de ser goleado, amargou, mais uma vez o rebaixamento para a série B; O FLUMINENSE, campeão em 2012, fez uma péssima campanha este ano, inclusive sendo o time que em um ano é campeão e no outro rebaixado, primeira vez que isso acontece.

Outra decepção, essa em relação ao comportamento do time, em seus domínios ficou por conta do BAHIA, uma das maiores torcidas do Brasil, que vai a campo, incentiva, apoia, empurra e impulsiona o time, mas este, pela sua incompetência administrativa, envolto em problemas internos e judiciais, refle em campo a sua fragilidade, inclusive o quarto pior time como mandante, escapando, por pouco de ser rebaixado, o que seria um desastre para a torcida. Mas ainda restam esperanças de no próximo ano melhorar. Para as torcidas do rebaixados, não sei quem é o autor da frase, vale o consolo: “ Algumas vezes é preciso silenciar, sair de cena. E esperar que a sabedoria do tempo termine o espetáculo”.



Artigos, Bahia, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)