42 municípios são pré-selecionados para ter curso superior de medicina em faculdades particulares; Conquista fica de fora

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (3) a relação de 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16. A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União”.

MUNICÍPIOS PRÉ-SELECIONADOS
Bahia:
 Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro
Ceará: Crato
Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim
Goiás: Aparecida de Goiânia
Maranhão: Bacabal
Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Pará: Ananindeua e Tucuruí
Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Piauí: Picos
Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama
Rio de Janeiro: Três Rios
Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo
São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos

De acordo com a portaria, os municípios pré-selecionados receberão visita da comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. Esta será a segunda etapa do processo. A terceira etapa será a análise de projeto de melhoria destes equipamentos.

Os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro, e dois dias depois ocorre a publicação no “Diário Oficial da União”.

A medida ocorre após a presidente Dilma Rousseff sancionar a lei que cria o programa Mais Médicos. A lei também prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. O programa tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do país. Fonte: G1



Bahia, Brasil, Educação, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


3 responses to “42 municípios são pré-selecionados para ter curso superior de medicina em faculdades particulares; Conquista fica de fora

  1. COMO SEMPRE!!CONQUISTA FICA FORA DE TUDO!!FORA DE UM NOVO PRESIDIO,AEROPORTO E AGORA MAIS UMA PESSIMA NOTICIAS PARA O O NOSSO POVO!

  2. Eta povo da memoria curta são estes comentaristas que me antecedem. Conquista não esta de fora não senhores. Conquista já antecipadamente está na frente com 160 vagas do curso de medicina. Esta relação que saiu agora são para cidades não polos, cidades de médias de porte até 70 mil. Se voces quiserem maiores informações, procurem o Diretor da UFBA Orlando Caires que voces terão melhores informações para nao tá passando informações que Conquista ficou de fora, muito pelo contrario, Conquista já está dentro antes desta nova publicação. São 180 vagas definidas e aprovadas pelo Ministério de Educação, sendo 80 vagas para a UFBA-Campus Anisio Teixeira e 80 vagas para serem disputadas pelas faculdades privadas. Já vi, que voces leem, as noticias e se esquecem os acontecimentos. Parabens Conquista que voce está na frente.

    1. na verdade o título da matéria está bem claro. As faculdades particulares de Conquista que pleiteavam o curso é que ficaram preocupadas com a notícia. O da UFBA de Conquista já foi autorizado para 2015!

Comentários fechados