Barra do Choça ganha prêmio de melhor café do Brasil

Eufrásio Lima, produtor de Barra do Choça, grande campeão Nacional de Qualidade de Café da ABIC
Eufrásio Lima, produtor de Barra do Choça, grande campeão Nacional de Qualidade de Café da ABIC

O microlote de café produzido por Eufrásio Souza Lima no Sítio Boa Vista, em Barra do Choça ( Bahia), é o campeão do 10º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o concurso é disputado pelos Estados produtores que inscrevem os lotes representativos da qualidade de seus cafés, selecionados em certames oficiais. “De modo geral, os cafés finalistas dessa 10ª edição do concurso foram considerados de ótimos a excelentes pela Comissão Julgadora, embora a qualidade geral da safra tenha sofrido com secas ou chuvas excessivas”, diz Américo Takamitsu Sato, presidente da entidade.

De acordo com a Comissão Organizadora, os problemas climáticos ocorridos nesta safra não permitiram aos Estados inscrever um número maior de lotes. “A Bahia concorreu somente com este microlote; Minas Gerais também concorreu apenas com um lote de Café Natural, e o Espírito Santo não enviou amostra representativa. São Paulo inscreveu 3 lotes, um em cada categoria (Natural, Cereja Descascado e Microlote) e o Paraná 2 lotes (Cereja Descascado e Microlote)”, diz Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC.

Os sete lotes inscritos foram analisados detalhadamente pela Comissão Julgadora no laboratório do CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé – São Paulo, e provados, às cegas repetidas vezes, em duas avaliações: pela metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, da ABIC, para café torrado, e pela metodologia da SCAA – Specialty Coffee Association of America, para grão verde.

Fonte: www.abic.com.br
Foto: Ascom – Prefeitura Municipal de Barra do Choça



Brasil, Economia, Sudoeste

Comentário(s)