Bahia prorroga campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2013 foi prorrogada por mais 15 dias em todo o território baiano, ou seja, os criadores podem vacinar seu rebanho até o dia 15 de dezembro. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, tomou esta decisão devido o início tardio das chuvas previstas para o mês de novembro e dezembro, agindo preventivamente para salvaguardar a pecuária baiana e manter o Status de Livre de Febre Aftosa com vacinação.

O período de vacinação vai continuar até o dia 15 de dezembro e, consequentemente, o prazo limite de declaração até o dia 31 de dezembro. O diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, explicou que, quando a campanha de vacinação foi iniciada, no dia 1º seguindo o calendário preconizado pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, a previsão meteorológica assinalava o início das chuvas de verão (trovoadas) para semana entre 3 e 8 de novembro na maior parte do Estado. Todavia essas chuvas somente começaram a cair no último domingo (24), praticamente no final do período de vacinação. “Desta maneira os bovídeos das regiões que até o presente momento ainda estavam sobre influência da forte seca, terão uma melhor condição para serem vacinados”.

Outro fator que também levou a decisão de prorrogar a campanha foi um sério problema no sistema informatizado de gestão do banco de dados. Isso afetou fortemente os registros das declarações de vacinação dos criadores, devido à lentidão e quedas constantes do sistema. Como consequência, muitos não conseguiram declarar e atualizar o rebanho, ou tiveram que fazer de forma manual, para posteriormente ser lançada no sistema. “A Agência, diante de uma situação bastante delicada perante o setor produtivo, já solucionou o problema técnico evitando problemas para os criadores que sempre apoiam as ações de defesa e estão comprometidos com as campanhas de vacinação contra a febre aftosa”, esclareceu o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal.



Bahia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)