Mesmo com chuva, situação das barragens que abastecem Conquista ainda não modificou

DSC_0013
Foto: Rosenilton Barbosa

A chegada do período chuvoso na região ainda não modificou a situação dos mananciais que abastecem Vitória da Conquista. A notícia positiva é que a alteração no tempo contribui com a redução na evaporação e no consumo, que juntos são responsáveis diariamente por baixar cinco centímetros (5 cm) do volume armazenado na barragem.

Desta forma, as barragens permanecem com níveis estáveis. Água Fria I está com 39 mil m³, ou seja, 22%. Já Água Fria II está com 4,5milhões m³, o que representa 70% de sua capacidade total. Os valores garantem tranquilidade para o abastecimento de Vitória da Conquista até a conclusão das obras da Adutora do Catolé, prevista para o próximo mês.

A obra emergencial, iniciada em junho, está sendo realizada para suprir o déficit de água nas barragens de Água Fria I e II. Toda a tubulação necessária (15,3 quilômetros) para transportar a água do rio Catolé até a barragem de Água Fria já foi implantada e até a próxima semana os trabalhos de montagem das bombas das três estações elevatórias e do ponto de captação flutuante devem ser concluídos. Com isso, os testes operacionais do sistema poderão ser iniciados e, caso não apresentem problemas, a nova adutora finalmente entrará em operação transportando 300 litros por segundo e dará segurança para encerrar o racionamento.



Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)