Redação Mega: enfermeira fala da importância da doação de córneas


colegio opcao

DSCF0604

Esteve no Redação Mega dessa quarta feira, dia 27, Luana Cangussu, enfermeira da equipe do Hospital de Olhos de Conquista. Ela falou sobre a doação de córneas em Vitória da Conquista, cidade que conta com mais captações no estado da Bahia, com uma média de 10 córneas por mês.

Qualquer pessoa entre 2 e 70 anos é um potencial doador, tendo ocorrido morte por parada cardíaca ou morte encefálica. Devido aos diferentes tipos de doação, seja por estética, ou para recuperação da visão, poucas córneas são descartadas depois de ocorrer a doação.

Luana revela que ainda há grande resistência à doação, devido a crenças e mitos religiosos, mas que aos poucos estão sendo feitos trabalhos de conscientização para se desmitificar a doação de órgãos.

Para ocorrer a doação, é necessário que haja autorização por parte de familiar de primeiro grau. Caso haja o interesse em realizar a doação de córneas, o familiar do falecido deve procurar o Serviço Social ou Registro de Óbito do hospital para que sejam realizados os procedimentos necessários. A retirada das córneas pode ser realizada até 6 horas após a declaração do óbito.

O procedimento não acarreta em custo algum para o doador, nem para sua família. Texto: Pablo Hernandez – Redação Mega



Entrevistas, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)