Crescimento econômico de Vitória da Conquista está acima da média nacional, aponta pesquisa


colegio opcao

Distrito Industrial dos Imborés; foto: José Silva
Distrito Industrial dos Imborés; foto: José Silva

Vitória da Conquista, juntamente com Feira de Santana e Lauro de Freitas, são as únicas cidades baianas acima da média nacional na questão do crescimento econômico.

Os três municípios são apontados pelo Ibope Inteligência  entre os 48 que, de 2004 a 2010, cresceram 153%, enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) nacional aumentou 94%. Nos últimos cinco anos,  geraram cerca de 43,8 mil empregos, com aumento de 70% de novos postos de trabalho. E a expectativa é  continuar crescendo. Para 2014, a previsão é que, juntas, elas gerem mais 23 mil novas oportunidades.

Entre os motivos para o crescimento destacam-se a elevação do poder aquisitivo da população e a localização estratégica desses municípios.  Conquista está situada em um entroncamento que liga o norte ao  sul da Bahia, por meio da BR-116, o que facilita essa movimentação econômica.

Nesse esteio de desenvolvimento, a bola da vez  é o setor de serviços, responsável por 54% do PIB de Feira de Santana, 85% do de Conquista e 66% do Lauro de Freitas. As áreas de educação e saúde estão entre os principais  destaques, com a criação e ampliação de unidades  médicas mais avançadas.

E os investimentos não devem parar. Conquista  tem em seus projetos a criação de novo aeroporto, um shopping,  centro logístico, duas adutoras e  uma barragem.



Bahia, Brasil, Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


3 responses to “Crescimento econômico de Vitória da Conquista está acima da média nacional, aponta pesquisa

  1. Orgulho-me em morar e defender esta cidade! Conquista nasceu para a Vitória. Infelizmente os coveiros de Conquista tentam tirar o brilho desta cidade acusando a administração que nada faz e que tal crescimento é exclusivamente da iniciativa privada. Ai dos investidores se Conquista não tivesse uma administração correta e que para aqui buscasse muitos investimentos publicos. Infelizmente estes opositores nefastos ao crescimento de Conquista, vivem pregando a derrota. Se esquecem que não há um empreendimento privado que nao tenha investimentos federal, estadual e inclusive municipal. Há sim, um conjunto de forças para que Conquista podesse chegar onde chegou. Fruto de uma boa administração que não anda nas paginas dos jornais com informações negativas e isto é que conta para a migração dos investidores. Parabens Conquista.

  2. Desculpe caro José Cerqueira, mas á administração pública esta longe de ser a ideal, urbanamente falando parece que a prefeitura esqueceu da cidade. Não tem pavimentação adequada ou inexistente em muitas ruas e avenidas, calçadas horríveis, lixo e sujeira, praças abandonadas, projetos que demoram uma eternidade, transporte público uma vergonha.
    Concordo quando diz que a administração é seria, mas deveria trabalhar mais também afinal, devemos aproveitar e exigir mais da presidenta e do governador já que são do mesmo partido, enfim Conquista desenvolveu mas poderia ter desenvolvido muito mais. Chego a dizer que o poder público em determinados setores pensam como se estivéssemos no século passado.

  3. bom dia ,

    concordo plenamente com o caro amigo cládio oliveira ,
    VDC precisa mesmo de muitas coisas eu assino em baixo !!

    att: Josimar ….

Comentários fechados