Surpreendente Futebol

Por Ubaldino Figueiredo

t_100703_noite-chuvosa-e-de-tristeza-para-rogerio-ceni-que-igualou-com-derrota-de-virada-o-recorde-de-jogos-de-pele-300x199As frases de Neném Prancha estão atuais que algumas competições que parecem terem sido ditas ontem e não há mais de 30 anos. Uma delas a mais usual é: “Futebol é uma caixinha de surpresa”, essa se enquadra no jogo entre Ponte Preta X São Paulo, em que o tricolor do Morumbi foi atropelado pela macaca, dentro de seus domínios, depois de muita lambança para que o segundo jogo não fosse disputado em Campinas, então o time campineiro, que ocupa as últimas colocações no brasileirão 2013, poderá ganhar uma das vagas para a Libertadores. E como choveu bastante durante o jogo, a macaca colocou água no shop de Rogério Ceni, que chegava a marca de 1.116 jogos pelo São Paulo, inclusive se igualando a Pelé, quando jogou pelo Santos.

Outra surpresa é a ascensão do Criciúma, que  nas dez últimas rodadas  somou 17 pontos ganhos, saindo da ZR, para ocupar a 14ª posição, com 42 pontos ganhos, acima de Fluminense e Bahia, ele que na 30ª rodada tinha 32 pontos ganhos, inclusive tendo um aproveitamento 83%, nas últimas 4 rodadas, contra 66% do Cruzeiro, atual campeão da temporada.

 

Outra frase que todos os jogadores de futebol deveriam absorver e aplicar são a de que:“A bola tem que ser rasteira, porque o couro vem da vaca e a vaga gosta de grama.” Hoje temos gramados, pelas arenas recém-construídas, que são tapetes, e alguns jogadores não sabem utilizá-lo, fazendo com a bola role e faça do futebol um espetáculo, mas preferem incorporar outra frase do Neném, que diz: “jogue a bola pra cima, pois enquanto ela estiver no alto não há perigo de gol”, mas o bom jogador sabe tratar a bola com carinho e sabedoria, aí se enquadrando em outra frase: “jogador bom é que nem sorveteria: tem várias qualidades”. É como dizia o Neném em relação ao rei da folha seca, “Didi joga bola como quem chupa laranja, com muito carinho”. É o folclore do futebol e as surpresas que o mesmo nos proporciona.



Artigos, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)