Pinta de Campeão

Por *Enrique Escudero – Jornalista

179688_103326456408603_3428430_n1A Seleção Brasileira está num momento interessante. Se há cerca de um ano atrás a desconfiança tomava conta da imprensa, torcida e, até mesmo, dos próprios jogadores, hoje a confiança está em alta. E com razão. O Brasil não é o favorito único ao título do Mundial do ano que vem, mas está naquele bolo de boas seleções postulantes ao maior êxito do futebol mundial.

O que mudou? Na teoria, apenas o técnico fora trocado. E na pior hora possível. O antigo treinador, Mano Menezes, teve a função de reformular o time e, quando estava conseguindo fazer com que o time brasileiro jogasse bem, foi descartado. A decisão da CBF foi das piores, mas, ao que parece, deu certo. Felipão chegou carregado de desconfiança, uma vez que tinha praticamente rebaixado o Palmeiras pouco tempo atrás, mas tudo mudou. O sucesso de 2013, tanto nos amistosos contra grandes seleções quanto na Copa das Confederações, gabarita o Brasil a conseguir o hexa.

Parece uma repetição da Família Scolari de 2002, mas o técnico tem o grupo na mão, com cerca de 80% dos jogadores definidos pra Copa. Contudo, os resultados e, principalmente, as boas atuações do time de Felipão colocam o Brasil com aquela “pinta de campeão”. O fato de jogar em casa intensificará as coisas, para o bem ou para o mal, porém o que pode atrapalhar é a euforia, aquele famoso “oba-oba”.  Aliás, essa Copa de 2014 promete ser a Copa do Mundo de maior nível técnico, com bons times e contando com todos os campeões anteriores já classificados.

Não querendo parecer um pessimista, mas quando o Brasil chega badalado ao Mundial, algo se perde no caminho e o título não vem. Muita coisa pode acontecer nesses sete meses que restam de preparação, mas se a Copa do Mundo fosse hoje, eu apostaria na camisa amarelinha. E você?

*Enrique Escudero é jornalista formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)



Artigos, Educação, Esporte

Comentário(s)