Câmara de Vereadores de Conquista celebra o Dia da Consciência Negra

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realiza nessa quarta-feira (20), às 19h, sessão solene para comemorar o Dia da Consciência Negra. Durante a cerimônia, prevista pelo Regimento Interno da Casa, três personalidades que atuam em defesa da comunidade negra serão homenageadas com o Troféu Zumbi dos Palmares. Foram indicados para receber o prêmio: a mãe-de-santo Dona Edna, a liderança quilombola Vó Nísia e o fotógrafo Sabiá.

O Dia da Consciência Negra foi instituído pela lei nº 10.639, de janeiro de 2003, e também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, e tem a finalidade de provocar reflexões sobre o direito de igualdade entre as raças, uma vez que a população negra tem enfrentado preconceito desde o período de escravidão do Brasil.

Foram convidados para participar da cerimônia o prefeito Guilherme Menezes; o representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Elias de Oliveira Sampaio; a representante do Conselho Quilombola, Robélia Alves Rocha Mota; o coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial, Uelber Barbosa; a representante da Universidade Federal da Bahia, Raquel Souza; a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e o ex-vereador Beto Gonçalves.



Vitória da Conquista

Comentário(s)