Três anos sem Gaguinho

Por Wolmar Carregozi Miranda

gaguinho

Há exatos três anos, saía definitivamente de cena o ator conquistense Idalino Lima, o Tonis Lima. Gaguinho, como era conhecido pelos íntimos, teve uma carreira vitoriosa, dentro das possibilidades que tinha ao seu alcance. Produtor e diretor cinematográfico, escreveu seu nome na história de Vitória da Conquista-BA e do cinema nacional.

Gaguinho chegou a ser um dos entrevistados do Programa do Jô, da Rede Globo, ocupando três blocos do programa, o que só acontece quando o Ibope está alto. Além disso também foi motivo de reportagem realizada pelo jornalista Maurício Kubrusly para o Fantástico, também com grande audiência.

Tonis Lima envolvia-se em causas sociais e desafiava o poder público em seus desmandos e tropeços como se estivesse representando seu maior personagem: ele mesmo. Sim, Tonis Lima, como poucos, era ator e personagem ao mesmo tempo.

gaguinho-1

Vitória da Conquista posa de vedete por ter em sua galeria de famosos dois nomes que representam duas correntes do cinema mundial: o cinema novo (com Glauber Rocha) e o cinema trash (com o Tonis Lima).

Na vida pessoal, Tonis Lima foi uma voz ativa na sociedade. Sempre que tinha a oportunidade de ter um microfone à sua frente bradava aos quatro ventos, com a bravura de um herói, clamando pelos direitos dos fracos e oprimidos. Fazia a vida, literalmente, imitar a arte.

Teve também uma atuação marcante na imprensa falada da cidade, participando da Resenha Geral, comandada por Hérzem Gusmão, que, ainda hoje, com muita criatividade,utiliza seus bordões, tais como: “É um absurda!”; “Aqui, ali e alhures”; “Essa foi na pleuria”! “Pode marcar a pancada”!

No dia 18 de novembro de 2010, às 19:30h, na enfermaria 120 do Hospital São Vicente, Tonis Lima, que lutava contra um câncer de intestino, aos 67 anos, já bem debilitado , deu seu último suspiro. Certamente, se estivesse agora entre nós, estaria dizendo: “Um abraço pra vocês!”



Artigos, Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)