Dia da Consciência Negra é comemorado em Conquista


colegio opcao

O Dia da Consciência Negra é uma data de significação para os quilombolas do território de Vitória da Conquista, não só para celebrar as conquistas do povo quilombola ao longo da história, mas também mostrar para a população que muita luta ainda é necessária para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Hoje existem várias leis que defendem os direitos de cidadania dos negros, e órgãos governamentais responsáveis para fomentar e assegurar as políticas quanto ao acesso à moradia digna, a educação, a saúde, o trabalho e o direito a terra. Embora estas políticas sejam asseguradas por lei, na prática, nem sempre são efetivamente cumpridas. Com isso, surge a necessidade de trazer para discussão as políticas públicas voltadas para os negros, principalmente para os quilombolas. A comemoração  ao Dia da Consciência Negra, em Conquista, é organizada pelo Conselho das Associações Quilombolas do Território da cidade, com a participação de 800 pessoas, das 35 comunidades quilombolas e o movimento negro de Conquista.

Evento será realizado no dia 16 de novembro (sábado) com a temática II Marcha: Mobilização em Defesa da Efetivação das Políticas Públicas. A marcha acontecerá a partir das 09h ao centro da cidade. Saída: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no bairro Jurema, e chegada a Praça da Juventude, no bairro Guarani, onde acontecerão as palestras, apresentações culturais como capoeira, samba de roda, maculelê, terno de reis entre outros, e serviços saúde, justiça e cidadania para os participantes.

 



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)