Crônica do Futebol: ‘A história se repete’


colegio opcao

Por Ubaldino Figueiredo

DSC_08211

Parece até o “Vale apenas ver de novo”, todo final de campeonato, os clubes que não se prepararam para as competições que estão disputando, começam a fazer as contas e a procurar um tronco amigo para se salvar da degola. Aqueles clubes que formaram um bom time, e tem um bom elenco, são os que ocupam as primeiras colocações. Alguns priorizaram as competições nacionais e internacionais, em detrimento do campeonato estadual, e estão se dando bem, caso do PALMEIRAS, na série B, do ATLÉTICO-PR, do VITÓRIA e outras que acertaram nas contratações e na escolha do treinador.

Situação inusitada vive o FLUMINENSE, campeão de 2012, nessa data já comemorava o título, no entanto neste ano, amarga sua entrada na ZR, o que falta? Planejamento, gerenciamento ou políticas administrativas, capazes de superar as dificuldades inerentes ao futebol, fora de campo?

Oito Clubes a partir de agora lutam para não serem rebaixados para a série B: CORITIBA, PORTUGUESA, BAHIA, VASCO DA GAMA, CRICIUMA, FLUMINENSE e PONTE PRETA; o NÁUTICO não tem mais jeito, já amarga o rebaixamento. Faltando cinco rodadas para o termino da série A, esses oito Clubes terão que somar no mínimo 45 pontos ganhos, o que lhes dará uma probabilidade de 20% de não serem rebaixados, pois os que fizerem menos que essa soma fatalmente estará disputando a série B, em 2014.

Enquanto isso, GRÊMIO, GOIÁS, BOTAFOGO e VITÓRIA, tentam a todo custo vagas na Libertadores, isto Porque ATLÉTICO-MG e CRUZEIRO já têm vagas garantidas. Para a Sul Americana, SÃO PAULO, CORINTHIANS, SANTOS, FLAMENGO, INTERNACIONAL, VITÓRIA e CORITIBA estão no páreo para disputar a competição continental.

Uma curiosidade nessa reta final é que alguns clubes cresceram e souberam aproveitar o bom momento, somando pontos valiosos que os afastaram da zona perigos, caso do VITÓRIA, SÃO PAULO, GOIÁS e  FLAMENGO que nas últimas dez rodadas somaram mais de 18 pontos, tranquilizando suas torcidas. Um dado curioso é que o FLUMINENSE e o NÁUTICO fizeram o mesmo número de pontos, nas dez últimas rodadas, 6 cada um, enquanto que o VASCO DA GAMA somou 13 pontos e o BAHIA, apenas 8 pontos. Por sinal o tricolor baiano terá que somar nessas cinco últimas rodadas, que ainda restam, no mínimo 7 pontos, o que lhe dará uma probabilidade de rebaixamento, de 5%, afastando, definitivamente, o fantasma do rebaixamento.



Artigos, Bahia, Brasil, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Crônica do Futebol: ‘A história se repete’

Comentários fechados