Semana do Doador Voluntário de Sangue começa no dia 25 em Conquista

Imagem

A Semana do Doador Voluntário de Sangue começa no dia 25 e vai até o dia 28 de novembro. Atualmente o banco de sangue do HEMOBA de Vitória da Conquista está funcionando apenas pela manhã, das 07h30 às 11h00.

De acordo com a coordenadora do banco de sangue, Joselinda Carvalho, o setor está esperando que os novos funcionários cheguem para que o atendimento seja estendido até a tarde, mas ainda não há previsão para a ampliação do quadro atual.

O HEMOBA está precisando constantemente da doação de voluntários. Dra. Joselinda explica que o sangue coletado leva 72 horas para poder ser utilizado por conta da sorologia, e por isso é preciso fazer uma doação regular. Sobre os tipos que mais fazem falta no estoque a médica destacou: “todos os tipos são necessários. Os tipos A+ e O+, que são os mais comuns, são os que fazem bastante falta. Os mais raros são os tipos AB- e o O-. É imprescindível que tenhamos no estoque o tipo O-, pois nos casos de urgência e emergência não dá tempo de fazer um teste de compatibilidade. As crianças recém-nascidas devem usar mais o O-, e são esses doadores que a gente pede que não nos abandonem, que façam doações regularmente, a cada dois meses”.

O HEMOBA fica no Hospital Geral de Vitória da Conquista, localizado na Avenida Filipinas, Bairro Jardim Guanabara. Mais informações pelo telefone (77) 3425-5770. Texto: Aline Mattos/Redação Mega



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)