Diretor da UFBA de Conquista diz: ‘Sim, temos condição de iniciar o curso de medicina em 2015’

orlando-cairesO curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira (Vitória da Conquista), um dos mais esperados pela comunidade conquistense, está com sua fase de implantação a todo vapor.

De acordo com o diretor da Ufba, Orlando Caires, o Ministério da Educação sinalizou 80 vagas, mas inicialmente serão abertas 40: “com o passar do tempo podemos chegar a 80″, afirma. Foram disponibilizados R$ 23 milhões em recursos, e Orlando destaca: “sim, temos condição de começar em 2015, mas claro que não vamos começar se o MEC não aportar os professores”.

Na próxima quinta-feira (07) acontecerá uma reunião com uma equipe de Salvador, que vai delinear ações para o projeto pedagógico. Já existem recursos disponibilizados para serem utilizados em 2014, e serão divulgados ainda nesta semana dois editais para reforçar a estrutura da Universidade, voltados para biblioteca, centro esportivo e o restaurante universitário, que deve sair no próximo ano.

Para Orlando Caires, Vitória da Conquista não comportava a criação de dois cursos de Medicina ao mesmo tempo em 2004, e era preciso construir condições mínimas necessárias para implantar um curso de qualidade na Ufba. “Hoje já temos toda a parte administrativa madura para caminhar com as nossas próprias pernas. Já temos parcerias com hospitais, com a prefeitura e também a rede particular pode se tornar conveniada, mas temos que dar prioridade à rede SUS”, conclui.

Além do curso de Medicina, o campus Anísio Teixeira já conta com três projetos pedagógicos elaborados e aprovados internamente para a implantação dos cursos de Educação Física, Serviço Social e Artes voltada para a saúde. Texto: Aline Mattos – Redação Mega



Educação, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)