Ibametro fiscaliza aparelhos que registram a velocidade dos veículos em Conquista

CRONOTACÓGRAFO

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), realiza fiscalização de cronotacógrafos (aparelho que registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo veículo em seu deslocamento), nos próximos dias 29 e 30, na BR-116, trecho que corta o município Vitória da Conquista, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, que é parceira do Instituto na operação.

O alvo são veículos de cargas e transportes, em geral, com peso bruto superior 4536 kg, transportes de passageiros acima de 10 lugares, transportes escolares e veículos e cargas perigosas. O objetivo da fiscalização é promover a segurança em vias públicas. No dia 29, a operação acontecerá na parte da manhã, das  10h às 12h e no dia 30 no período da tarde, das 15 às 17h.

A atividade será coordenada pela Agência Regional do Ibametro sediada no município, e supervisionada pelo diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim, que estará em Vitória da Conquista participando também de reunião de planejamento trimestral da Regional. “O cronotacógrafo é uma peça fundamental na averiguação de acidentes de trânsito. Assim, é imprescindível que o aparelho esteja instalado no veículo de grande porte e funcionando em conformidade com regulamentação do Inmetro”, ressalta o diretor.

O equipamento é de instalação obrigatória, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em ônibus e caminhões. Em caso de acidente, ele atua como a caixa-preta de uma aeronave, sendo essencial na investigação da ocorrência de trânsito. O cronotacógrafo deve estar com certificado de verificação no prazo de validade, atestando pleno funcionamento para registro dos dados referentes ao deslocamento do veículo.

Perigo nas estradas – Dados estatísticos das últimas fiscalizações, realizadas pelo Ibametro, nos municípios de Camaçari e Feira de Santana, registrou um índice muito alto de infração, de 64%, no que diz respeito aos transportes coletivos e veículos de cargas perigosas. “A maior parte dos veículos inspecionados não possuía o selo compulsório do Inmetro atestando a conformidade do equipamento”, revela o especialista em metrologia e qualidade do Ibametro, Adauto Mascarenhas. Os dados são de 2011, ano em que o Instituto começou a intensificar esse tipo de operação nas estradas baianas, tendo como foco a categoria transporte de cargas.

O que é cronotacógrafo?

É o instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo em seu deslocamento.

Quais os tipos de veículo em que seu uso é obrigatório?

•      Veículo de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas.

•      Veículo de passageiros com mais de 10 lugares.

Como funciona?

Todas as informações ficam registradas no equipamento, permitindo averiguar o comportamento do motorista. Em caso de acidente, as fitas ou discos diagramas são aceitos como prova.



Vitória da Conquista

Comentário(s)