Matéria da Folha de São Paulo sobre o ‘abandono do chip’ circula em Conquista

DSC_0760

Na última semana a Folha de São Paulo circulou matéria sobre o abandono do projeto ‘Uniforme Inteligente’ da Prefeitura de Vitória da Conquista.
A publicação circula pelas mãos dos conquistenses, que foram às bancas para adquirir o periódico.

A reportagem, escrita pelo jornalista Mário Bittencourt, revela que o “o projeto patinou deste o início: pais receberam mensagens com horas de atraso ou até ‘alarmes falsos’, chips se descosturaram das camisetas e houve atrasos na entrega dos uniformes. Implantado de forma experimental em 2011, o projeto previa monitorar 17 mil alunos de 25 escolas municipais em 2012, num contrato entre a empresa DaCosta & Chiara e a gestão do prefeito Guilherme Menezes (PT), mas sequer começou a funcionar em alguns colégios”.

DSC_0762

Em resposta a reportagem, a Prefeitura de Conquista afirmou que a experiência com chip nos uniformes reduziu a evasão escolar de 11% em 2011 (quando não existia o programa) para 9% em 2012. A administração admitiu que ajustes precisam ser feitos e que, junto com as diretorias das escolas, concluiu que o projeto “não terá continuidade nesse primeiro momento”.  Em março deste ano, a prefeitura havia publicado no “Diário Oficial” ata de dispensa de licitação no valor de R$ 2,6 milhões, que foi revogada.  Não há previsão para reativar o projeto, que teve investimentos da prefeitura, com parte da verba enviada pelo MEC.



Brasil, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)