Sétima Arte em Destaque: Blue Valentine

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

blue-valentine-1

Há um bom tempo queria ver esse filme.  De certa forma já fui preparado para o que eu iria ver, após ler algumas criticas a respeito do mesmo, confesso que demorei pra assisti-lo apesar de aplaudir de pé o trabalho destes dois excelentes  atores que vem superando cada vez mais , a cada novo trabalho,  sou fã de ambos.

A trama gira em torno de  Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams), cuja história é narrada de forma não linear. Se em determinado momento pode-se ver seu presente, com todo o peso de um relacionamento de anos, no instante seguinte é mostrado um vislumbre do passado, quando ainda nem se conheciam. A conquista e o desgaste são exibidos em paralelo, com o espectador acompanhando ambos de forma a compreender particularidades desta história de amor. Um roteiro escrito de uma forma magistral ,inteligente e totalmente realista .

Namorados para Sempre é excelente, mas é também um filme espinhoso. Daqueles que machucam não apenas pela história apresentada, mas também pela crueza com a qual seu desenrolar é apresentado. Uma espécie de Cenas de um Casamento dos dias modernos, por acompanhar o passo a passo de um relacionamento. Do encantamento à rotina, do amor ao ódio. Um percurso longe de ser uma certeza, mas passível de ser real com qualquer um.

Não se deixe enganar pelo título brasileiro do filme. “Namorados Para Sempre” é o medíocre nome encontrado pela Paris Filmes para enganar o espectador que busca um romance comum. O título original, “Blue Valentine”, que significa algo como “namorado triste”, é bem mais apropriado. O resultado final, no entanto, não seria o mesmo se não fosse Michelle Williams e Ryan Gosling. A química é visível entre os dois, assim como cessa quando necessário. O desempenho individual merece ainda mais destaque. Gosling surge autêntico e carismático, para depois interpretar um Dean trágico e irresponsável. Já Michelle  mostra porque é uma das melhores atrizes em atividade, justificando sua indicação ao Oscar por meio de uma personagem que encanta sem fazer esforço e que dá pena  apenas de olharmos para o seu rosto expressivo. Estão todos lá, estampados de forma explícita nas atuações monstruosas de ambos.

A veracidade com a qual o relacionamento entre Dean e Cindy é apresentado por vezes incomoda. Não há concessões ao espectador. Ele é submetido a cenas duras, de forte impacto emocional, e outras doces que se tornam dolorosas. O contraponto entre amor ,desgaste e  ódio por vezes se torna uma tortura psicológica, provocada intencionalmente pelo diretor Derek Cianfrance. Por isso mesmo é preciso cuidado. Namorados para Sempre merece ser visto, mas não pelos motivos insinuados no adocicado título nacional. O filme é muito maior do que isto.



Artigos, Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Sétima Arte em Destaque: Blue Valentine

  1. Bom,nunca tinha assistido esse filme, mais confesso que depois de ler a sua critica, e entender melhor do que o filme se trata me deu uma baita vontade de assistir.
    Bom Gabriel, apesar de ainda ser estudante, você demonstra conhecimento amplo na área, siga em frente! Você tem talento e um Futuro promissor.

Comentários fechados