Câmara de Vereadores de Conquista comemora o Dia Mundial do Surdo

surdo 1

Na manhã de hoje (quinta-feira) a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública em comemoração ao Dina Mundial do Surdo. A iniciativa foi do parlamentar Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição.

Instituída oficialmente através da Lei Federal nº 11.796, em 29 de outubro de 2008,s embates dos deficientes auditivos por melhores condições de vida, com dignidade e cidadania. Também nesta data é comemorada a inauguração da primeira escola para surdos no Brasil, em 1857, com o nome de Instituto Imperial de Surdos-Mudos do Brasil, e conhecida atualmente como Instituto Nacional de Educação de Surdos/Ines.

São inúmeras as conquistas dos deficientes auditivos no Brasil, como a oficialização da Língua Brasileira de Sinais/Libras, além do reconhecimento da profissão de tradutor intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa em 2011 e os benefícios para categoria com a Lei de Acessibilidade de 2000.

surdo 2

Durante a audiência foram debatidas políticas públicas de inclusão e promoção das pessoas com deficiência auditiva e comemorados os avanços representativos na área. Fotos e Informações: Ascom – Câmara



Vitória da Conquista

Comentário(s)