‘População de Conquista deve continuar economizando água’, diz gerente da Embasa

Barragem em 20 09 13  01

A recuperação e manutenção dos níveis das barragens de Água Fria I e II durante o inverno aliadas ao ritmo acelerado das obras de implantação da Adutora do Catolé levaram a Embasa a aumentar em 28% a oferta de água no sistema de abastecimento de Vitória da Conquista e suspender as manobras de distribuição nos bairros.

Desde que foi iniciado o racionamento, a capacidade total de acumulação das barragens de Água Fria I e II aumentou do índice de 49%, registrado em 15 de maio de 2012, para 80% em setembro de 2013. No ano passado, neste mesmo período, o índice era 78%. A barragem de Água Fria I segue com a capacidade total de 175 mil metros cúbicos (m³) enquanto o reservatório de Água Fria II mantém o volume de 5,207 milhões m³.

De acordo com o gerente do Escritório Local da Embasa, Álvaro Aguiar, a finalização do racionamento, em vigor na cidade desde maio de 2012, só deve ocorrer após a conclusão da adutora, em dezembro, ou quando a barragem atingir sua capacidade máxima durante o período chuvoso previsto para o início de novembro. “Mesmo com o aumento da oferta, a Embasa continua distribuindo um volume abaixo da demanda de consumo da cidade e, por isso, a população deve continuar economizando água”, explica Álvaro Aguiar.

Adutora do Catolé – Com investimento de R$ 33 milhões e conclusão prevista para dezembro de 2013, a Adutora do Catolé segue o cronograma previsto e, do total de 15,3 quilômetros, já foram implantados 14,5 km, já se aproximando da barragem de Água Fria II. Três estações elevatórias também estão sendo construídas para bombear a água do Rio Catolé Grande até a barragem. O pequeno barramento também já está sendo erguido no rio para captação flutuante.

A obra emergencial, iniciada em junho, está sendo realizada para suprir o déficit de água nas barragens de Água Fria I e II, em função da seca na região. Elas são responsáveis por armazenar a água que abastece Vitória da Conquista. Após sua conclusão, o equipamento terá capacidade para transportar 300 litros por segundo e garantirá segurança hídrica para encerrar o racionamento em vigor desde maio de 2012.

Em 2014, a Embasa iniciará a construção da barragem do Catolé que beneficiará cerca de 340 mil habitantes de Vitoria da Conquista, Tremedal, Belo Campo e diversas localidades da região. O empreendimento está orçado em R$ 141,7 milhões, com recursos próprios e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).



Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)