Abaíra: Festival da Cachaça incentiva cadeia da cana-de-açúcar

Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Salles, prestigiou o evento
Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Salles, prestigiou o evento

“A cadeia da cana-de-açúcar nesta região precisa ser apoiada para que se tenha uma produção de cachaça e derivados da cana, como rapadura, açúcar mascavo e melaço, com mais qualidade, e é isso que estamos fazendo, equipando as cooperativas com uma estrutura moderna e qualificada”, destacou o secretário Eduardo Salles, na tarde de sábado (14), em Abaíra, onde participou de reunião com presidentes e representantes de associações comunitárias de Abaíra, Brejo, Suruca, São José, Cocho e Gangussú, responsáveis pela produção da melhor cachaça da Bahia e derivados da cana-de-açúcar.

A Cooperativa dos Produtores de Aguardente da Microrregião de Abaíra (Coopama), que beneficia 600 famílias da microrregião com a produção, padronização, armazenamento e comercialização da famosa cachaça de Abaíra, tem recebido da Secretaria da Agricultura, Seagri/CAR/EBDA, através do Programa Vida Melhor, incentivos para a recuperação de 9 pequenas agroindústrias de processamento de cana-de-açúcar na região, e com isso, vai agregar mais qualidade aos produtos.

O chefe do escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Abaíra, Nelson Luz, explica que a intenção do governo é melhorar a qualidade dos produtos derivados da cana-de-açúcar e ter um controle de qualidade. Para isso, uma das medidas que está em curso no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), é o registro da marca Abaíra, que vai garantir para a cachaça e para os produtos derivados da cana, um selo de procedência. “Estamos em busca da Indicação Geográfica (IG). Em muitos países da Europa é utilizado esse selo de origem, o que vai ser um diferencial para os produtos aqui produzidos”, disse.

O presidente da Associação Comunitária de Suruca, Luís Oliveira de Almeida, que também integra ao sistema da Coopama, ficou satisfeito com a boa notícia trazida pelo secretário da Agricultura. “Somos 26 famílias que trabalham com a cana-de-açúcar, temos o projeto para melhorar a infraestrutura da unidade de beneficiamento, como ampliar a sala de doce, murar a sede e comprar equipamentos e hoje recebemos a notícia que o recurso já está liberado, o que nos deixa muito felizes”, comemorou.

Tradição do município

O secretário Eduardo Salles ainda visitou os estandes da agricultura familiar, montados em virtude da realização do XIV Festival da Cachaça de Abaíra, evento que acontece a cada dois anos, durante 28 anos, com o objetivo de promover a marca Abaíra de cachaça e orientar o setor produtivo para alavancar recursos para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Abaíra, Coopama e Governo da Bahia,o Festival ofereceu aos visitantes, entre os dias 12 e 15 de setembro, seminários sobre o cultivo da cana-de-açúcar, produção de cachaça e derivados, exposição de produtos da região e shows musicais.



Cultura, Sudoeste

Comentário(s)