Novos dados sobre as barragens de Água Fria I e II

Barragem em 20 08 02

Nesta terça, 27, a barragem de Água Fria I está com 144 mil m³ da capacidade total de 175 mil/m³, ou seja, 82%. Já o reservatório de Água Fria II está com 5,030 milhões m³, ou seja, 78% de sua capacidade de reservação. “Entramos no inverno com um volume razoável e durante a estação houve uma pequena recuperação devido às baixas temperaturas registradas e às pequenas precipitações na bacia das barragens”, explica o gerente do Escritório Local da Embasa, Álvaro Aguiar. Segundo ele, desde que mantido o racionamento, o volume atual armazenado garante o abastecimento até a chegada do período das chuvas.

Obra emergencial – Com investimento de R$ 33 milhões, uma das mais importantes obras de abastecimento de água para enfrentar os efeitos da seca e suprir o déficit nas barragens de Água Fria I e II, a construção emergencial da Adutora do Catolé, segue em ritmo avançado com previsão de entrega em dezembro. Do total de 15,3 quilômetros de tubulação, 13 km já foram implantados. As três estações elevatórias já estão sendo erguidas e suas estruturas físicas já são visíveis ao longo do trecho da obra. Também está sendo construído um pequeno barramento no rio Catolé Grande para captação flutuante.

Após sua conclusão, o equipamento terá capacidade para transportar 300 litros por segundo e garantirá segurança hídrica para encerrar o racionamento em Vitória da Conquista. Com o abastecimento garantido, a Embasa também construirá a Barragem no valor de R$ 141,7 milhões, com recursos próprios e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A obra beneficiará cerca de 340 mil habitantes de Vitoria da Conquista, Tremedal, Belo Campo e diversas localidades da região. Informações: Ascom – Embasa



Vitória da Conquista

Comentário(s)