Mais de 50 filmes brasileiros serão exibidos na Mostra Cinema Conquista

Com o objetivo trazer para Vitória da Conquista as maiores novidades do cinema nacional do último ano, a Mostra Cinema Conquista – Ano 9 irá promover a exibição de 53 produções audiovisuais brasileiras. Desses filmes, 17 são longas-metragens e 36 são curtas-metragens. Em vários formatos, temas e gêneros, os filmes serão exibidos no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em alguns bairros e distritos da cidade.

Longas-metragens

São cinco documentários, uma animação e 11 longas de ficção, de diversas partes do Brasil: predominantemente produções do Rio de Janeiro e São Paulo, seguidas por três longas baianos, um cearense e um pernambucano.

O curador da Mostra, João Carlos Sampaio comenta: “fizemos uma seleção de qualidade, com filmes novos, que se destacaram nos festivais de cinema deste ano, e sempre com a preocupação na experiência da autoria. Não teria sentido estar na terra de Glauber Rocha se não estivéssemos pensando nesse tipo de filme: de autoria e de originalidade”.

Destaque para os premiados: Super Nada, de Rubens Rewald (Festival de Gramado, Festival do Rio); Entre Vales, de Philippe Barcinski (Festival de Cinema Latino- Americano de São Paulo); O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares (29º Long Island Film Festival – NY); e Dossiê Jango, de Paulo Fontenelle (Festival do Rio, Mostra Tiradentes, Mostra DocFAM).

A seleção dos filmes contempla o que de melhor foi apresentado nos festivais de cinema recentes, em evidência estão: Éden, de Bruno Safadi e A Coleção Invisível, de Bernard Attal, que vieram diretamente do Festival de Gramado, neste mês de agosto. Doce Amianto, de Guto Parente e Uirá dos Reis, filme de maior destaque no Festival de Tiradentes; Mazzaropi, de Celso Sabadin, só exibido no Cine PE, chegando a Conquista para sua primeira exibição na Bahia.

Henrique Dantas, diretor de Sinais de Cinza, estará presente para abrir a Mostra Cinema Conquista. Além dele, contaremos também com as presenças especiais de outros cineastas, como Caetano Dantas, com o filme de carreira já consolidada, O que
Se Move, dentre outros, que virão a Conquista apresentar seus filmes e participar das discussões do Papo de Cinema. Fonte: Ascom – Mostra Cinema Conquista



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)