Entrevista da Semana: Rudival Maturano – Coordenador Municipal de Juventude de Vitória da Conquista

Formado em direito pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Rudival Maturano, coordenador municipal de juventude de Vitória da Conquista, tem o desafio, desde o início do ano, de agregar uma das camadas da população mais complexas atualmente, os jovens.

‘A Juventude de Conquista quer ocupar todos os espaços’

Em um bate papo esclarecedor, Rudival nos recebeu na sede da coordenação e falou sobre inúmeros assuntos: Festival da Juventude, Praça, projetos, combate às drogas, pretensões políticas, manifestações e muito mais. Leia a entrevista na íntegra:

Blog do Rodrigo Ferraz – Como surgiu essa ideia de criar a coordenação municipal da juventude?

Rudival Maturano – A coordenação de juventude é institucionalizada no Brasil, através da União, e também do Estado. E aqui em Vitória da Conquista ela foi realmente motivada a sua criação quando o prefeito Guilherme Menezes assinou publicamente um compromisso com a juventude de Vitória da Conquista, que se chama o Pacto pela Juventude. Um documento elaborado pela Secretaria Nacional da Juventude e pelo Conselho Nacional. Nesse sentido, dentro desse Pacto haviam alguns artigos e esses artigos realmente explicam sobre a composição de institucionalizar os espaços da juventude.

BRF – Que tipo de ações já foram feitas nessa coordenação?

RM – Então, a coordenação foi criada em janeiro de 2013 e hoje ela está completando 8 meses de criação. As ações que foram implementadas pela Coordenação de Juventude, na verdade foi um mapeamento muito detalhado sobre onde está a juventude de Vitória da Conquista, o que eles fazem, quais são as suas idades e o número. Hoje a gente tem uma população da juventude no município de 87 mil jovens. Esses jovens estão aqui, no município, e fora aqueles que vem das cidades vizinhas utilizar as faculdades, os equipamentos e o comércio daqui. O serviço que nós temos prestado é tentar, junto ao Governo Federal e Estadual, parcerias, através de convênios, para implementarmos programas Federais para que a juventude possa ocupar espaços, recebendo cultura, esporte e lazer. Dentre esses programas, nós estamos agora, na fase de construção e implementação do ‘Estação Juventude’, que é um programa totalmente diversificado da SNJ e que conta com espaço para que a juventude possa estar se achando e se enquadrando dentro dele. Além do mais, o Festival da Juventude, que já existia antes da nossa coordenação, ele passa agora a ser gerido por essa coordenação. Toda a movimentação do Festival, tudo que se refere a assessoria do Governo Municipal a essa juventude passa por aqui. Temos mapeado várias conversas, várias ações, dentre elas a gestão da Praça da Juventude. E para frente temos outros programas, como o Plano Juventude Vida.

BRF – Quando a gente fala de Juventude, a coordenação trabalha com que faixa etária?

RM – A gente tem trabalhado focado de acordo com a Política Nacional de Juventude. Já existiam estudos, devido as conferências nacionais e estaduais, de que juventude, o jovem, ele tem 15 anos até 29. E agora, com a sanção do Estatuto da Juventude, isso ficou implícito, de fato. São pessoas que estão na nossa cidade gozando de todos os equipamentos públicos e precisando de políticas públicas sérias.

BRF – Assim como no Brasil, e em Conquista não é diferente, existe a questão da droga. Temos visto na nossa cidade inúmeros adolescentes sendo apreendidos e assassinados em virtude deste problema crônico. O que a coordenação tem feito no intuito de minimizar esse problema?

RM – A coordenação esteve recentemente em Brasília, juntamente com o prefeito Guilherme Menezes, em um ato público, no Palácio da Justiça, que foi o lançamento do pactuamento de um programa chamado ‘Crack – é possível vencer’. A gente entende claramente que o crack, as drogas, têm realmente acabado com a população, principalmente os jovens que entram nesse sentido. Uma população que se encontra nas ruas, vulnerável, ociosa. E esse programa, nós temos trabalhado nele, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, e é um comitê, na verdade, onde a gente pode desenvolve ações de prevenção e cuidado dessa população jovem, que está ociosa, principalmente agindo com formação e dando a ele realmente o caráter de importância, e não de repressão, como a gente tem visto. Tanto que, o programa ‘Crack – é possível vencer’ trabalha até com capacitação para policiais que realizam a abordagem no combate ao uso e tráfico de drogas.

‘Temos buscado soluções concretas para diminuir os índices de tráfico de drogas envolvendo a juventude da nossa cidade’

BRF – Vamos voltar para a questão da Praça da Juventude. Qual o objetivo da coordenação na questão desse equipamento. O que já tem em vista?

RM – Foi um investimento alto, prioritário para a juventude. A gente fica muito feliz por essa obra, focado para essa camada da população. O que nós tempos implementado naquela praça uma memória para os jovens, dizendo que aquele equipamento não é só mais um. É uma obra criada para a juventude, onde os próprios jovens possam fazer a gestão do local. A gente tem pensando em uma comissão de comitê gestor daquela praça, com a população civil, onde vai trazer esses segmentos da juventude, as suas diversas entidades para a linha de frente da gestão daquela praça, fazendo com que ela não fique ociosa, promovendo espaços de cultura e lazer, não só para os jovens, mas para a família em si, com diversas atividades, apresentações artísticas e, quem sabe, visitas com guias para a reserva do Poço Escuro. Já temos até convênio firmado com a Polícia Militar para garantir a segurança da Praça.

BRF – O sucesso do primeiro Festival da Juventude auxiliou para a criação dessa coordenação? E que tipo de ações já existem no intuito de aumentar ainda mais a participação do jovem no evento?

RM – O Festival da Juventude criou uma lacuna, uma brecha muito grande para que as políticas pudessem aprimorar mais aqui na região. Hoje somos destaque nacional , até porque o Festival foi divulgado dentro do site da Presidência da República, como um evento realmente de prioridade e com caráter de formação cultural para os jovens. Como, também, diversos espaços democráticos e de debates. Eu entendo que o primeiro Festival veio com uma força de nós queremos desenvolver algo para a juventude e sabíamos que tinha que dar mais um tom de cultura, mas não sabíamos, ao certo, qual seria o resultado. Constatamos que o resultado foi fantástico e tudo isso se deve a uma construção colaborativa onde os próprios jovens vem nas mesas e digam: ‘Nós queremos uma atração assim’ e vamos tentando, entre poder público e sociedade civil, organizar um festival naquela nomenclatura. Quando a coordenação é criada, as atenções voltam completamente a esse carro-chefe que é o vento, juntamente com a Estação e a Praça, e, assim, propiciou por demais o incentivo do Governo, juntamente com o Pacto, para a implementação da institucionalização da política pública da juventude, criando um setor para que pudesse estar estudando a sua forma de agir. E agora temos expectativas futuras de firmarmos parcerias com diversas entidades que estão há muito tempo na frente, realizando esse tipo de iniciativa, como é o caso da União Nacional dos Estudantes, a UNE, promovendo debate com a juventude e, quem sabe, trazer projetos da entidade para o município.

BRF – Como a Prefeitura chegou a seu nome para que pudesse assumir esse desafio?Tiveram conversas? Como tem lidado com essa cobrança da juventude?

RM – Na verdade tudo ocorreu no ano passado, no mês de dezembro. Quando o responsável por mediar e definir os cargos comissionados do Governo, começou a analisar quem seria o nome para a coordenação de juventude. Segundo o que foi realmente discutido, que foi implementado no poder público, houve vários nomes indicados e dentro desses nomes começaram a traçar o perfil de um jovem que tenha acessibilidade a essas juventudes, ética, consegue agregar e tenha condição de ir nos lugares que realmente tenham barreiras. Dentre esses nomes, existia o meu. A partir daí houve uma consulta de chegar aos representantes dos movimentos e questionar os nomes, informalmente. Referendaram sempre o meu nome. Sempre estive ligado a movimentos estudantis e a militância em si. Acho que isso ajudou para que o convite fosse feito.

BRF – Como você tem analisado as manifestações nas ruas? Conquista recentemente levou mais de seis mil pessoas em protesto, questionando os políticos, de uma forma geral.

RM – Eu entendo que esses movimentos são legítimos, por demais, que tem caráter de seriedade, com uma diversidade de pessoas reivindicando melhorias. O cidadão é representante da democracia e precisa colocar para fora seus anseios. Em Conquista foi um grande passo e temos recebido as demandas com total prioridade e atenção exclusiva. A população do nosso município se comporta de maneira diferente, foi um protesto tranquilo, pacífico e sem depredação de bens públicos.O papel da coordenação é mediar esse diálogo da administração pública com os jovens, para que todos possam ser atendidos da melhor forma possível. Eu estive nas ruas e tive o prazer de participar, porque sou um cidadão também.

BRF – Uma das principais reivindicações da classe estudantil conquistense é a questão do transporte coletivo. Nos últimos anos uma série de demandas foram encaminhadas ao Prefeito Guilherme Menezes. Como tem sido a questão de receber essas demandas da juventude e encaminhar a administração municipal?

RM – O poder público tem consciência dessas demandas. Foi criado um comitê que elaborou o documento com as reivindicações. Bilhete único, renovação da frota e mais acessibilidade são algumas das cobranças da população. O estudante precisa ser melhor atendido na questão do transporte coletivo. A licitação está sendo implementada. Temos pensado, aqui na coordenação, em agir e realizar reuniões da juventude com representantes do poder público para que possam ter esse diálogo.

BRF – Rudival, você tem pretensões políticas?  A juventude cobra isso de você?

RM – A juventude quer realmente ocupar todos os espaços. É interessante quando disputávamos espaços em centros acadêmicos, sempre buscamos participar dos pleitos. A juventude quer avanços e ter as reivindicações atendidas. Essa conversa exige, mas prefiro me ater com discurso de pretensões políticas. O que eu quero é fortalecer a nossa coordenação, levando diálogos para a zona rural. Minha visão, por enquanto, é essa, ajudar a juventude a fazer a diferença!



Entrevistas, Vitória da Conquista

Comentário(s)