Cotefave recebe visita ilustre

Por Ezequiel Sena

ezequielVisitas, como toda manifestação de civilidade, acontecem para atiçar ânsias, varar emoções, ver, observar e sentir. Muitas delas são rápidas, viandantes sem pouso fixo, movidas em muitos casos pelo ofício do cargo. Necessária para conhecer lados, estreitar laços, abreviar desvios e encurtar distâncias. Vai além do prazer e da abreviação das vivências.

Pois é, na tarde desta quarta-feira (14), o ilustre representante diplomático da Santa Sé, perante o Estado Brasileiro, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, a convite da Arquidiocese, veio presidir, dia 15, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, a Celebração Eucarística da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias, e fez questão de conhecer uma obra social da cidade.

Prontamente, o arcebispo metropolitano dom Luiz Gonzaga da Silva Pepeu o levou em comitiva para a vizinha cidade de Barra do Choça-BA, (a 27 km de Conquista), onde viu de perto o trabalho desenvolvido pela Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), projeto filantrópico, administrado pelo padre Edilberto Araújo Amorim, voltado para a recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, que em 19 de agosto comemora 11 anos de existência.

Na cerimônia protocolar, na Capela Bom Pastor, Dom Giovanni, após ouvir silenciosamente os testemunhos de interno e ex-internos, falou da admiração e prazerde ter conhecido a Cotefave, destacou a importância das ações que ela executa na recuperação de jovens para uma vida digna e cidadã. “Fico feliz por estar aqui e vamos nos unir para ajudar esta Comunidade a crescer cada vez mais”. Ainda, inspirado no lema da Fazenda, disse: “Aqui realmente nasce uma esperança porque aqui existe amor. Onde não tem amor não tem vida”.

Em seguida, foi presenteado com uma cesta de produtos produzidos pelos residentes contendo café, peças artesanais, quadros, mel, geleia de pimenta, e pimenta em conserva. E, ao lado do Arcebispo Luiz Pepeu, do padre Edilberto, do prefeito de Barra do Choça, de lideranças políticas e empresariais de ambos os municípios, visitou todos os módulos da Comunidade Terapêutica. Após, seguiram para o Refeitório Santo Inácio para o jantar.

A exemplo do papa Francisco, percebemos boa atmosfera na simplicidade das palavras de dom Giovanni; embora não tão comunicativo quanto o pontífice, pois demonstra certa timidez ao se comunicar, mesmo assim, vejo como uma visita histórica – o Embaixador do Vaticano no Brasil – tanto para Vitória da Conquista quanto para Barra do Choça (BA) e, especialmente, para a Cotefave.



Artigos, Sudoeste

Comentário(s)