Blogueiros conquistenses querem criar associação para fortalecer categoria

reuniao

Constituir um instrumento formal para fortalecimento de uma categoria que cresce e se consolida: este foi o objetivo de um encontro que reuniu representantes de diversos blogs de Vitória da Conquista na tarde desta terça (13). Entre outras coisas, ficou definido que será criada a Associação de Blogueiros de Conquista/ABC, cujo objetivo é aproximar esses meios de comunicação para um diálogo permanente acerca de temas comuns a todos.

Da reunião participaram o blog do Fábio Sena – que articulou o encontro –, o VCA NEWS, representado pelo jornalista Daniel Silva; o Blog do Carlos Dudé, o Blog da Bia Oliveira, Blitz Conquista, representado pelo seu editor Frarlei Nascimento; Blog do Marcelo, o Kadê Conquista, representado pelo jornalista Célio Santos, o Blog do Sonkha e o blog da Eliane Assunção. Também foram convidados e já confirmaram presença na próxima reunião o Blog do Paulo Nunes, o Blog do Rodrigo Ferraz, o Tribuna da Conquista (editado pelo jornalista Diêgo Gomes) e o Cidade Esportes.

Durante a reunião os blogueiros expuseram os problemas enfrentados pela categoria e falaram da importância da criação de uma associação legítima, reunindo os blogs não apenas de Vitória da Conquista, mas de toda a região, considerando uma iniciativa de grande importância, de forma a observar direitos e deveres, mas sobretudo para definir princípios que possam nortear a produção jornalística a partir das realidades políticas e sociais da região sudoeste.

Uma das questões levantadas foi a importância destes “jovens” meios de comunicação no processo de transformação da produção jornalística, pautando “os grandes”, influenciando e, muitas vezes, sendo decisivos na realidade política dos Estados Unidos, por exemplo, e no Brasil, particularmente, quando quase deram outro rumo à eleição que elegeu Dilma Rousseff em 2010. Considerando que todas as pautas não foram totalmente discutidas e que outros representantes de blogs não participaram da reunião, definiu-se por uma nova agenda, para ampliar as participações e definir os caminhos para formalização da entidade.

“Eu considero esta reunião como um marco na realidade da comunicação de Vitória da Conquista. Esta foi uma importante iniciativa e, com certeza, esta associação será um instrumento que vai fortalecer a ação desta mídia que colabora diretamente com a sociedade, levantando as questões de interesse público, respeitando a notícia e, sobretudo, vai garantir a união da categoria”, avaliou o jornalista Daniel Silva. Texto: Fábio Sena



Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Blogueiros conquistenses querem criar associação para fortalecer categoria

Comentários fechados